terça-feira, 30 de novembro de 2010

Um Lixo de Prefeito

Calma, PaTrulha PeTelha da internet! Não estou xingando no título desta postagem o sr. Jairo Jorge, prefeito municipal de nossa combalida Canoas, mas apenas me referindo ao assunto que pretendo abordar, que é... o lixo produzido na casa de "sua excelência".

Faz algum tempo que estudantes que residem no Bairro Niterói, mais especificamente na Rua Concórdia,  me ligam para queixar-se que "sua excelência" dá um péssimo exemplo ao ignorar a coleta seletiva de lixo, que naquele bairro ocorre apenas às sextas-feiras pela manhã. Me dizem que da mansão prefeital, que se oculta da violência e da sujeira que domina nossa pobre cidade por trás de um imenso muro (veja abaixo), na frente do qual um jagunço sentado em um carro sem identificação monta guarda volta e meia, saem sacos de lixo sem qualquer cuidado com a separação dos materiais recicláveis.

O Bunker Prefeital na Rua Niterói. A ausência de árvores na calçada dá a perfeita idéia da mentalidade de seus ocupantes sobre o meio ambiente urbano em Canoas... 

É sabido que não morro de amores por Jairo Jorge "Motosserra", padrinho da destruição da Villa Mimosa e de nosso patrimônio ambiental para atender a interesses dos empreiteiros. Mas me recusei, de início, a acreditar que nem o mínimo esforço da separação do lixo reciclável "sua excelência" fizesse. Me parecia falta de respeito demais para com o ambiente da cidade e com todos os vizinhos conscientes que separam seu lixo para a coleta seletiva na sexta-feira (basta andar pela rua Concórdia pra ver quanta gente já separa seu lixo).

 Pois, como eu não publicava o assunto aqui no meu blog, um dos estudantes irados me mandou estas fotos da casa e do lixo de "sua excelência", de uma quinta-feira 11 de novembro, véspera da coleta seletiva. Me contam que o saco aberto, que incluía um cartaz da campanha da Dilma e plástico em meio a outras coisas, foi mesmo para o lixo comum.

O lixo não separado de "sua excelência", que irrita os vizinhos pelo descaso e mau exemplo.


A coleta de lixo em Canoas é, em seu conjunto, um escândalo. O Ministério Público de Contas suspendeu as licitações recentes por abundantes irregularidades. E nessa mixórdia de má gestão, a coleta seletiva continua sendo ridiculamente pequena, quando poderia ser estendida para toda cidade e gerar não só menos contaminação ambiental, mas também muito mais emprego e renda através da reciclagem. Que o prefeito que deveria cuidar disso sequer se dê ao trabalho de separar o próprio lixo, dá bem a noção do descaso de "sua excelência" para com a saúde, a qualidade de vida e a impressão que seus vizinhos e os demais munícipes têm de sua pessoa e sua postura como funcionário da cidadania.

3 comentários:

  1. Me ligaram hoje, 21 de dezembro, da Rua Concórdia - Jairo Jorge continua botando lixo seco reciclável fora para ser levado pro lixão... irresponsável contumaz.

    ResponderExcluir
  2. O que poderia se esperar desse tipo de gente?

    ResponderExcluir
  3. Sem contar que o valor dos impostos só aumenta!!!
    Meu iptu veio o triplo, pedi revisão e ainda não obtive resposta...
    Pagamos pelo que sr prefeito?
    Cobrar eles sabem...

    ResponderExcluir