sábado, 30 de outubro de 2010

Canoas Precisa de Mais Cuidado com a Natureza e com a Gestão Pública!


(Quero dedicar a reedição deste texto e do meu Blog à quadrilha de cafajestes que apóia a devastação ambiental e o descaso social em Canoas e que, certamente a mando dos “poderosos” do momento, hackeou e destruiu meu Blog anterior. Se derrubarem este também, faço outro; se seguirem derrubando, compro um megafone e subo num caixote de maçãs na praça pra contar o que se passa em Canoas, só o que não vou fazer é me calar perante essa corja de vagabundos que se acham donos da nossa cidade!)

O que faz com que uma pessoa comum, com uma profissão que não tem aparentemente nada a ver com a área de meio ambiente, se preocupe o suficiente a ponto de ajudar a fundar uma ONG, começar um Blog e se sujeitar à perseguição pessoal e profissional tão ao feitio dos PeTelhos que atualmente se acham donos de Canoas e do Brasil?

No meu caso, um misto de vontade de fazer a minha modesta parte pessoal pra reverter a degradação da qualidade de vida na nossa cidade e a destruição dessa natureza maravilhosa que temos no planeta e que está sendo posta fora pelo descaso, a ganância, a má gestão dos des-governantes. Também a indignação de ver o dinheiro que nos é roubado sob o nome de impostos e taxas utilizado não para o bem comum, mas para fomentar mais degradação ambiental e empregar os ‘cumpanhêro’ no serviço público, que deixou de atender ao interesse público e virou ação entre amigos. 

Não aceito que a cidade com o segundo maior PIB do Rio Grande do Sul tenha uma das piores qualidades do ar, e nenhum cuidado oficial com a QUALIDADE DE VIDA que nossos cidadãos merecem. Não é possível mais aceitar que o discurso retrógrado dos maus políticos e maus empresários contraponha progresso à conservação do que resta de natureza e a proteção de nossa saúde e da de nossos filhos. Dá pra crescer sem destruir, mas pra isso se precisa inovação, honestidade, conhecimento e espírito público, coisa muito em falta na Prefeitura e na maioria da Câmara (servil e cúmplice do Executivo) dos dias atuais.

Não posso assistir calada a destruição de patrimônios de Canoas como a Villa Mimosa, que o prefeito Jairo Jorge “Motosserra” presenteou para a empreiteira Goldsztein Cyrella destruir com licença oficial, deixando derrubar o último bosque centenário do centro da cidade sob a falsa promessa de “preservação” apenas do prédio ali existente, e que mesmo esse na data em que escrevo está se deteriorando, abandonado, enquanto a empreiteira que sequer é daqui de Canoas tenta vender seus apartamentos no local, mesmo sabendo que eles poderão não ser entregues se prosperar a ação judicial contra essa obra daninha que impetramos para cassar as licenças irregulares da Prefeitura. Ou ver a Prefeitura de maneira safada e antidemocrática fazer falsas “audiências públicas” lotadas de cargos políticos convocados pra aplaudir crimes como a entrega da fazenda Guajuviras ao Estado, pra destruir suas matas e ali socar um presídio, tentando mascarar esse absurdo contratando, a peso de ouro, um político paranaense disfarçado de paisagista para fazer um projeto de parque em área muito inferior ao que deveria ser preservado naquele bairro.

Não aceito mais ver Canoas ser dividida por obras faraônicas que beneficiam só quem passa por aqui e não deixa nada, como a proposta criminosa de destruir bosques e áreas naturais e a paz do bairro Igara com uma estrada não prevista no Plano Diretor, apenas para beneficiar alguns empresários amigados do oficialismo reinante.

Não agüento mais ver os maus-tratos aos animais da cidade, o recolhimento precário dos animais de rua sem um programa efetivo e humano de destinação dos mesmos, os animais de tração mal cuidados e torturados porque não se conscientiza e ajuda as famílias pobres que dependem deles pra seu sustento.

Estou cheia de ver nossas famílias sem saúde pública que preste, nossos velhinhos (e minha família tem muitos, por sorte) maltratados em bancos, repartições, sem receberem o respeito e o carinho a que têm direito por vidas inteiras de trabalho pra sustentar esses PARASITAS da nossa política e seus cúmplices os maus empresários sem consciência social nem ambiental.

Por tudo isso, acho que Canoas precisa de mais informação e mais debate sobre os temas ambientais (e também sociais) que nos afligem e que estão sendo tratados com o mais absoluto descaso e desprezo pelos des-governantes atuais. Pretendo usar este espaço pra essa discussão, e gostaria de poder contar com os comentários, sugestões e críticas de todos. Canoas precisa, e merece, muito mais qualidade de vida, mas ela só virá se lutarmos por isso!

8 comentários:

  1. Olá Nalu, saiba que a REDE Os Verdes está a disposição para cooperação na WEB afim de fazer reverberar pela mídia suas manifestações.
    Conte conosco e vamos fazer teu Blog novamente ser um canal independente, para denunciar estes que afetam nossa sociedade com seus crimes ambientais.
    Sigamos na Luta, com ética e coragem!

    Júlio Wandam
    GTCOM/REDE
    Coordenador de Os Verdes/RS

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Nalu e confio muito nas posições e observações dela. Não conheço Canoas o suficiente, portanto me baseio em quem tem credibilidade e dedicação no assunto.

    ResponderExcluir
  3. Recebi agora o convite e vim conhecer o blog.
    Tive uma surpresa agradável ao ver que alguém começa uma descrição dos problemas diários que tornam nossa cidade cada vez mais complicada.
    Temos sim vários problemas com pessoas incapacitadas dentro dos orgãos públicos que seriam incapazes de administrar qualquer problema. Serei assíduo aqui e participarei com muito prazer também trazendo idéias e questões que podem ser melhoradas em nossa cidade.
    RAUL MARCOS HABIGZANG.

    ResponderExcluir
  4. Um convite caiu na minha caixa de e-mails. Por curiosidade, pois acredito que a Nalu Machado é minha conhecida de algum bom tempo e se não me falha a memória até de modelo de publicidade das motos Gallina,procurei conhecer o objetivo do blog.

    Sem dúvidas, Canoas está a merecer uma melhor e mais consciente atenção no que respeita as questões da natureza. Estamos aí assistindo o delapidar do nosso patrimônio histórico de forma insensível. E amanhã não teremos como mostrar as nossas raízes aos nossos filhos, netos e bisnetos, pois tudo está sendo barbaramente posto abaixo em nome de um progresso que não representa progresso, mas sim um retrocesso cultural e histórico.

    É a ganância em todas as latitudes e altitudes que impede que tenhamos, a exemplo de tantas e tantas outras cidades do interior gaúcho e do Brasil, um "arquivo vivo" do patrimônio imobiliário que emoldura - ou emoldurava - a nossa Canoas.

    Hoje também estou na luta da preservação da história de Canoas e sua gente, atraés do meu Acervo Fotofonohistoriográfico que tem nada menos do que cerca de 29 mil fotos, gravações com político, emprsários e gente da sociedade contendo entrevistas feitas há mais de 30 ou 35 anos, coleções de jornais e livros, etc. que contam, de forma estática, porém dinâmica, a vida da Canoas que adotei a partir de fevereiro de 1952.

    Parabéns à Nalu Machado! E continua a tua luta, pois sempre terás parceiros que te estimularão, te incentivarão e te darão apoio com a melhor das certezas.

    Para quem queiser conhecer os meus blogs, cito três: "ESPAÇO GÓTICO", "NO TEMPO DA CUBA-LIBRE" e "EU, XICO JÚNIOR", todos poderão ser acessados digitando, via Google, o título do blog. Aguardo a visita dos leitores e apoiadores do "CANOAS VERDE".

    ResponderExcluir
  5. Prezada Nalu

    Recebi o convite para conhecer seu blog através da Neida Rocha e... gostei muuuuuuuito! Com certeza através de seu blog teremos um espaço aberto para muito falar, debater e principalmente denunciar. Pois o que estão fazendo com nossa cidade e nosso dinheiro muito suado é um absurdo. Essa gestão só quer saber de política, de cargos, de futuras campanhas, de troca-troca... realmente uma decepção, e das bem grandes! Grande abraço. Nina

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog... Sou canoense e moro naItalia ha nove anos. Sempre que volto a Canoas,sofro a feiura do descaso... No posso entender como coisas tao simples,como calçadas e jardins nao sao cuidados... Eu sei que pode ser bobagem pensar no visual, mas o visual è o que os "olhos" veem! Assisti a pintura do muro do segundo cemiterio... nao me lembroo o nome, me desculpem... e vi uma pessoa que pintava o nome à mao e completamente sem medidas... parece algo feito quase por obrigaçao e sem nenhum respeito por quem esta dentro ou quem deve entrar naquele local.... O gosto, o cuidado e a limpeza sao coisas simples e muitas inciciativas poderiam ser feitas neste sentido.
    Um abraço a todos, e desculpem meus erros de portugues.
    Luciane

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!

    Também recebi o convite por e-mail e fiquei muito feliz, pois há tempos penso em morar em outro lugar, pois segundo eu mesma falo ao meu marido, 'eu odeio Canoas', mas ao ler os teus posts me dei por conta que 'eu não odeio Canoas', mas sim os corruptos que a administram, embora meu subconsciente soubesse que a cidade 'não tem culpa', eu sempre dizia isto, mas agora saberei a quem me dirigir com desprezo e indignação!

    ResponderExcluir
  8. Começo a compartilhar minha indignação com vocês quanto ao Canil Municipal, tive uma experiência horrível há mais ou menos uns 4 meses atrás. Eu amo os animais e procuro sempre ajudá-los, pois sei que eles dependem diretamente da boa vontade do homem, pois se não derem comida, eles não comem, eles não falam pra pedir ou não são homens para trabalhar e garantir seu sustento! Tenho 3 gatos e 2 cachorros, meus gatos estão no meu apto(muito pequeno, por sinal) e meus cachorros estão no pátio da minha sogra, até eu comprar uma casa! Um certo dia estava voltando do trabalho e passei na casa para tratar meus cachorros, como faço todo o dia e quando cheguei havia um gatinho atirado no chão, achei que estivesse morto, mas quando o chamei, ele olhou pra mim e aquilo me cortou o coração, então peguei o gato nos braços e levei numa petshop perto de casa, mas não puderam me auxiliar, me deram uma caixa de papelão e então coloquei o gatinho ali e levei no canil municipal...Para minha surpresa ao chegar lá, pelo que parecia, havia uma espécie de 'reunião', 'aniversário', sei lá...na sala da frente havia umas 8 pessoas, uma estava, pasmem, lixando as unhas e o odor do local, que é um canil, era de cuca de canela, isso mesmo, eles estavam fazendo cuca de canela como dinheiro público...Fui recepcionada por um homem, que agora não lembro o nome, que foi muito educado, mas com toda a sua educação me disse que eles não podiam fazer nada, pois o Município só os autoriza a recolher os animais que estejam causando perigo à população e etc e tals, aquele papinho brabo... Pois bem, comecei a questionar e perguntar o porquê daquela 'xacrinha' com o dinheiro público e a 'salinha' começou a esvaziar e, provavelmente, os estagiários, aí incluída a que estava lixando as unhas, colocaram os seus jalecos e tals... Disse que não iria sair dali sem que dessem atendimento ao gato e perguntei quem era o responsável, disseram que era o veterinário, pedi pra falar com ele e depois de uns 15 minutos ele apareceu com o mesmo papinho, dizendo que não poderia prestar atendimento naquele caso, então pedi o nº de registro profissional dele, e ele me perguntou pra quê, disse que iria denunciá-lo, pois estava negando atendimento a um animal e que havia feito um juramento em sua formatura, então ele arregalou os olhos e resolveu atender o pobre gatinho! Sinceramente, eu já sabia que o gatinho não iria resistir, pois estava muito mal, acredito que foi atropelado, mas mesmo assim, quando eu chegasse lá, eles deveriam receber o bichinho com maior carinho e presteza, a gente paga pra isso! Eu fiquei louca, iria ao MP denunciar, mas minha família me pediu para não ir, pois depois poderia sofrer represálias e então deixei assim...e é por esta e outras várias coisas que eu me indigno com Canoas!

    ResponderExcluir